Emoção marca solenidade anual de premiação dos destaques da AL

, , 1 comentário

 Foi cheia de emoção a solenidade de premiação anual dos deputados e jornalistas considerados como destaques em 2009, realizada na tarde de ontem. O saguão Nestor Duarte da Assembleia Legislativa lotou para este tradicional evento com as presenças de correligionários, jornalistas, amigos e parentes dos escolhidos.

Entre os 63 deputados receberam os Troféus Imprensa Heraldo Rocha (DEM), Marcelo Nilo (PDT), Gildásio Penedo (DEM) e João Carlos Bacelar (PTN). Já entre os jornalistas, Raul Monteiro, da “Tribuna da Bahia”, Luís Augusto Gomes, do blog “Por Escrito”, e Itamar Ribeiro, da rádio “Sociedade de Feira de Santana”.

A escolha é feita através votação secreta e, no caso dos profissionais de imprensa, a premiação é diferenciada – dependendo da mídia em que atuam. O primeiro premiado foi Luís Augusto, que recebeu o prêmio Armando Lobracci Neto, dedicado à mídia eletrônica das mãos de Breno, filho do saudoso jornalista de “A Tarde”, patrono do troféu. Em seguida foi premiado, com o troféu Quintino de Carvalho, para mídia escrita, o jornalista Raul Monteiro, que recebeu o prêmio do presidente Marcelo Nilo.

Itamar Ribeiro ganhou a premiação endereçada para rádio e televisão, o troféu Wilson Menezes, das mãos da artista plástica Ivani Silva. Nos agradecimentos ficou patente a emoção de todos pelo reconhecimento do trabalho que realizam e a defesa da imprensa livre como instrumento de defesa da cidadania.

Entre os parlamentares quem primeiro recebeu o troféu imprensa foi João Carlos Bacelar, das mãos do filho, João Cláudio, sendo seguido de Gildásio Penedo, das mãos dos filhos Maria Eduarda e Bernardo. Na sequência, Heraldo Rocha, recebeu a honraria das mãos de sua mãe e do filho, dona Liline e Fábio, e Marcelo Nilo, da esposa, dona Neide.

Nos agradecimentos todos destacaram o relevante papel da imprensa na divulgação dos trabalhos no Legislativo, as dificuldades que precisam ser transpostas para o cumprimento dos mandatos conferidos pelo eleitorado – com inevitáveis sacrifícios para as famílias – e cada um fez um breve balanço de suas vidas como parlamentares. Foi unânime igualmente o agradecimento à “divisão” dos bons resultados com as assessorias.

Os oposicionistas João Carlos, Heraldo e Penedo ressaltaram o fato do bloco que integram ser majoritário na escolha dos “destaques 2009”, enquanto Marcelo Nilo destacou a coesão da bancada da situação, a dificuldade que enfrenta para coordenar uma Casa de iguais e o papel de “democrata irredutível” e a seriedade do governador Jaques Wagner.

Antes do encerramento, a presidente do Comitê de Imprensa, jornalista Malu Fontes, salientou o caráter suprapartidário da entidade. Lembrou que recorrentes críticas feitas ao parlamento passam ao largo do fato de que a composição da Assembleia Legislativa, bem como de outras instâncias do Legislativo, nada mais serem do que o reflexo da sociedade em que estão inseridas.

 

Leave a Reply