Seiscentas famílias da região norte da Bahia comemoram a chegada dos cinco equipamentos agrícolas (compostos por trator, implementos e garagem) entregues nos municípios de Santa Brígida, Paulo Afonso e Glória, no fim de semana. A entrega foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
A presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Barriguda, Maria Adriana, e a presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Caraibeiras, Luci da Silva, ambas na região de Santa Brígida, festejaram o apoio da Sedir/CAR às duas associações. “Com o trator podemos fazer de tudo. Plantamos palma, capim, milho e feijão e transportamos água”, afirmou Luci.
Em Paulo Afonso, foram entregues três equipamentos agrícolas, que beneficiaram moradores de três comunidades da região. O presidente da Associação de Moradores e Produtores de Boa Esperança, José Caetano da Silva, disse que o trator está sendo utilizado por 80 famílias que plantam feijão, milho e frutas, como melancia e melão.
Já Lourival Bernardino de Sena, presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Placas, comemorou a chegada do trator para o cultivo de milho, feijão, capim, mandioca, dentre outras leguminosas, beneficiando 115 famílias do povoado.
O engenheiro agrônomo Arquimedes Ferreira Faria, gestor do Projeto de Irrigação da Baixa do Boi, outro povoado beneficiado de Paulo Afonso, explicou que a automação trouxe benfeitorias para os produtores com uma máquina com tração 4×4 que otimizou a produção, auxiliando na irrigação de 495 hectares, e com a projeção de mais 100 hectares, “garantindo uma vida melhor para as famílias”.
Na comunidade de Cerquinha, no município de Glória, a entrega do equipamento agrícola foi recebida pela população com festa, com direito a uma banda de forró e um churrasco que comemorou a força dos 70 cavalos do trator para auxiliar no arado de bananeiras, capim, feijão, mandioca e outros frutos da agricultura familiar.
Fonte: ASCOM/GOV
Leave a Reply