Kassab sai do DEM e costura apoio em Salvador

, , Leave a comment

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, comunicou de forma oficial sua desfiliação ao DEM e a criação de um novo partido, o polêmico PDB. O martelo foi batido ontem, após almoço com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que, para a infelicidade dos dirigentes democratas, também decidiu seguir Kassab. O fato é que o anúncio do novo partido já tem data e hora marcadas: na próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, às 12h.

Enquanto isso, o prefeito de São Paulo não perde tempo e busca aglutinar o máximo de apoio em torno do projeto, que vem com a promessa de agregar grandes lideranças. Este domingo, por exemplo, ele desembarca em solos soteropolitanos para participar de evento coordenado pelo vice-governador Otto Alencar – nome forte para presidir a legenda no estado – , às 9h, no Hotel Fiesta, que promete movimentar a política baiana. A verdade é que partidos de oposição, como o DEM, PMDB, PSDB e PR, embora tentem minimizar a preocupação, temem grande debandada no estado.

Conforme a Tribuna já havia antecipado, pelo menos seis deputados estaduais e outros quatro federais de variadas siglas já confirmaram a ida para o PDB. Na lista estão incluídos ainda prefeitos, ex-prefeitos e até mesmo vereadores. Entre os tidos como futuros dissidentes, é possível citar os democratas Gildásio Penedo, Rogério Andrade, Paulo Magalhães, José Nunes e Fernando Torres, que, inclusive, estaria sendo cotado para assumir o diretório do PDB em Feira de Santana, e deve levar a reboque o prefeito da cidade, Tarcízio Pimenta.

E não para por aí. No rol estariam ainda os deputados Adolfo Menezes (PRP) e Ângelo Coronel (PP), assim como José Carlos Araújo (PDT)e Edson Pimenta (PCdoB). Conversas dão conta ainda que três peemedebistas (Ivana Braga, Temóteo Brito e Alan Sanches) estariam inclinados a mudar de morada. A vereadora de Salvador, Andréa Mendonça (DEM), também foi convidada e deve mudar de partido também, já que estaria insatisfeita no DEM.

Com isso, de acordo com Otto, a expectativa não poderia ser outra em torno do evento. “Estamos sendo bastante procurados e posso assegurar que já existem as 110 assinaturas para dar entrada no registro da legenda, no fim do mês”, destacou, referindo-se ao número mínimo de integrantes exigido legalmente nos estados.

“O evento é a largada para a concretização de um grande projeto. Até o fim do mês, devemos dar entrada para criação da legenda”, reforçou, complementando que o mesmo manifesto ocorrerá em outras capitais como Manaus (dia 19), São Paulo (21) e (29) Brasília.

Otto reiterou ainda que existem mais de 300 prefeitos e ex-prefeitos interessados em mudar de partido.

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Leave a Reply