Vários euclidenses prestigiaram no último dia 4 (sábado),o lançamento do livro intitulado Tidinha – uma história de família. O evento ocorreu no Centro Social do Condomínio Jardim Piatã, em Salvador, onde Tidinha morava. O livro, que pode ser visto ao lado, conta um pouco das origens das famílias Campos e Abreu e retrata a trajetória de vida de Glicério Lívio de Abreu e da sua esposa, Hilda Campos Silva, carinhosamente chamada por todos de Tidinha.
Este livro homenagem foi inspirado na obra de intitulada “Seguindo em frente”, que também pode ser vista ao lado, de autoria de uma das filhas de Tidinha, Dora Abreu.
A história contada no livro Tidinha – uma história de família tem início em meados da década de 1940, na antiga Vila do Cumbe – hoje município de Euclides da Cunha – a partir da união entre Glicério de Tidinha. É uma história semelhante à de muitas famílias do interior nordestino. São histórias de pessoas fortes, característica típica do Sertanejo, que os filhos do casal decidiram registrar em um livro para homenagear seus pais. O autor do livro, neto de Tidinha, Marcio Nunes de Abreu, enfatizou que o seu desejo é de que essa obra possa inspirar as nossas atuais e futuras gerações, sensibilizando-as sobre a importância da educação como forma de mudar os rumos das pessoas, de um país e do mundo.
Agradecimentos dos Filhos de Glicério e Tidinha:
“Amizade, solidariedade e gratidão são características intrínsecas da cultura sertaneja. Ninguém melhor que o homem do sertão para saber da importância de uma ajuda, de um apoio, ou de um simples gesto de conforto, nos momentos de dificuldade. Na vida de Tidinha e Glicério, as dificuldades foram muitas. Em nome dos nossos pais, agradecemos a todos os parentes, amigos, amigas, compadres e comadres que, mesmo não tendo sido citados neste livro, os apoiaram e concederamo privilégio de suas amizades, fazendo parte das suas trajetórias de vida.
Tidinha e Glicério levaram uma vida simples, cercados por pessoas queridas, as quais, temos certeza, estiveram sempre presentes em seus corações, pensamentos e orações. Obrigado a todos!
Agradecemos, também, ao historiador, genealogista e escritor José Dionísio Nóbrega e ao jornalista Celso Mathias Amorim, pelas valiosas informações fornecidas sobre as origens das famílias Campos e Abreu em Euclides da Cunha.”
Leave a Reply