Os 972 candidatos às 63 vagas na Assembléia Legislativa da Bahia e às 39 cadeiras do Estado na Câmara dos Deputados já estão com as campanhas nas ruas há quase três meses, mas, até agora, o eleitor ainda não se decidiu. A 33 dias da votação, 71% dos baianos não sabem em quem votar para deputado estadual, de acordo com a primeira pesquisa ATARDE/Vox Populi sobre as eleições 2010. Na escolha dos candidatos a deputado federal, a incerteza é ainda maior atinge 75% dos eleitores baianos.
Entre as mulheres, que representam 52% dos 9,5 milhões de eleitores baianos, a indefinição quanto à escolha dos próximos deputados chega a 81%. Ou seja, em cada grupo de cinco eleitoras, quatro ainda não definiram em quem vão votar nas próximas eleições.
Os mais jovens, com idade entre 16 e 29 anos, acompanham as mulheres na dúvida sobre os próximos legisladores.
Nesse grupo, 78% ainda não se decidiram. Entre os eleitores com idade superior a 50 anos e os que vivem com uma renda familiar acima de cinco salários mínimos, a incerteza quanto ao voto cai para 69% e 66%, respectivamente.
Nesta fase do processo eleitoral, as dúvidas em relação aos votos para deputados são consideradas normais pelos analistas. “No momento atual, o eleitor ainda está sinalizando com a tomada de decisão para a Presidência da República e para os governos dos estados”, explica o diretor presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, destacando que o cenário é normal e se repete por todo o País.
“Nas eleições deste ano, o cidadão precisa definir muitos votos e ele faz isso com base no que considera prioridade”, explica. Nesta lógica o presidente vem primeiro, passando por governador, senadores e, por fim,deputados federais e estaduais.
Renovação – A expectativa de renovação na Câmara dos Deputados para as eleições deste ano é de 50% das 513 cadeiras – maior índice desde 1994, quando 54% das cadeiras foram ocupadas por novos nomes, de acordo com análise do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
É certo que pelo menos 20% de renovação haverá, uma vez que 34 não vão se candidatar a nada. Outros 59 pleiteiam outros postos.
O baiano Geddel Vieira Lima (PMDB) é um dos 10 que disputam eleição para o governo. Lídice da Matta (PSB) e Walter Pinheiro (PT) estão entre os 32 postulantes ao Senado.
Fonte: ATARDE ONLINE
Leave a Reply