Mataram a árvore símbolo da Praça do Jardim?

, , 7 comentários

Por: João de Tidinha

Ouvi recentemente que a imponente e majestosa árvore símbolo da Praça do Jardim (Praça Duque de Caxias), uma castanheira com mais de 50 anos, foi envenenada. Não acredito em tamanha insanidade!

De fato, vi que esta árvore sofreu algum tempo atrás uma poda excessiva na parte da sua copa voltada para o jardim, sob o argumento de que a mesma soltava muitas folhas sobre a fonte luminosa recém construída pela prefeita. Venho observando também que a mesma está definhando, perdendo suas folhas. Porém, recuso-me a acreditar que alguém tenha tamanha insanidade de provocar a morte de uma árvore daquele porte e de uma beleza admirável.

Envenenar uma árvore é crime e se enquadra no artigo 49 da lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena varia de três meses a um ano de reclusão, multa ou ambos. Além das sanções penais, o infrator incorre ainda em infração administrativa, conforme o Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008, artigo 56.

Segundo José Dilson tratando do mesmo assunto em sua matéria no site euclidesdacunha.com; “Esta, não é a primeira árvore da praça a morrer misteriosamente, se é que realmente lhe foi administrado um produto tóxico muito forte e capaz de matá-la. A cidade quer uma resposta, um basta no desbaste de árvores e plantas em detrimento ao cimento e o concreto.” Comenta ele ainda que: “Como se não bastasse às ações para extinguir espécies tradicionais existentes desde o projeto original, neste domingo, 24, mais uma castanheira teve a copa podada radicalmente por um preposto da prefeitura, segundo informação de uma testemunha que presenciou revoltada, a ação nefasta de quem deveria zelar e preservar.”

Num protesto em uma situação semelhante, alguém escreveu em nome da árvore a seguinte mensagem: “Tenho pouco tempo de vida, por isso aproveito a oportunidade para me despedir. Sei que tornei sua vida um caos, devido a minhas folhas caírem. Hoje estou com mais de 50 anos de existência e só quis deixar a sua vida ser mais agradável”.

Precisamos agir em defesa dessa árvore, apurar se de fato a mesma foi envenenada, identificar os responsáveis e puni-los pela sua insanidade.023 024

 

 

 

Leave a Reply