Moraes decide investigar Bolsonaro no inquérito das fake news por ataques ao Supremo e notícias falsas

, , Leave a comment

O presidente Jair Bolsonaro passou a ser considerado investigado no inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, em resposta a pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira. O TSE também abriu investigação sobre o presidente.

Bolsonaro será investigado no Supremo por ataques aos ministros da Corte e disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas. No despacho, Moraes aponta que o presidente tem agido para “tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir” as eleições do próximo ano, utilizando uma estrutura digital de organização criminosa já investigada pelo STF.

Ontem, Bolsonaro enviou resposta ao pedido da Corregedoria do TSE para esclarecer declarações sobre as supostas fraudes eleitorais. No ofício, o presidente disse estar interessado em garantir a segurança do voto e, mais uma vez, não apresentou provas.

Aconteceu hoje: o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que a campanha de ódio e as mentiras nas redes sociais são os grandes inimigos da democracia atual: “Hoje em dia, o populista extremista autoritário se vale das redes sociais para atacar as instituições para tentar enfraquecê-las e preparar o caminho para o autoritarismo”.

JáBolsonaro voltou a atacar Barroso, dizendo que o ministro tem uma “questão pessoal” com ele. O presidente tem personificado críticas ao sistema eleitoral no presidente do TSE. “Ele não vai ganhar na canetada”, disse.


Fonte: O GLOBO

 

Leave a Reply