Município Pobre X Campanha Milionária

, , 6 comentários

gastoscamp
Segundo o Jornal ATARDE (edição de 29/08/12), entre os 417 municípios do Estado da Bahia, individualmente, a prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (PSD), está colocada entre os 10 candidatos que mais gastam com campanha publicitária (veja o gráfico acima).

Paradoxalmente, no Município de Euclides da Cunha foi decretado estado de emergência em virtude da seca que assola a região, causando perda de safra de mais de 80%, com reflexos negativos para o homem do campo e o comércio local.

Os açudes e aguadas do Município estão secos e não existem pastagens para alimentar os animais. Na zona rural, a água para o consumo humano está sendo abastecido por caminhões pipas.

Por sua vez, o Índice de Educação Básica (IDEB) do Município, recentemente divulgado, está entre os piores da região, assim como o Índice de Atendimento a Saúde (IDSUS).

O Município apresenta também um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado da Bahia. Entre os 417 municípios, Euclides da Cunha aparece colocada na 311° posição. No Brasil, ente 5.566 municípios, Euclides da Cunha é o 4.727° colocado.

Alguma coisa está errada nesse cenário. Não pode um município pobre, com índices de desenvolvimentos tão negativos, apresentar gastos de campanha tão elevados.

 

Leave a Reply