Desembarcou na última sexta feira em Euclides da Cunha, o gerente de projetos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, José Luiz de Souza (foto abaixo). Veio com missão determinada pelo Ministro Gedel Vieira lima: Avaliar a possibilidade de revitalização das aguadas do Tanque da Nação, Açude do Boi Brabo na Ruilândia e Açude do Pedregulho.
Paraibano de Campina Grande onde é titular das cátedras de Irrigação e Climatologia, Esse agrônomo e meteorologista é um profundo conhecedor de recursos hídricos. Foi durante quatro anos diretor da Agência Nacional de Águas e está há dois no Ministério da Infra Estrutura.
A iniciativa do projeto é da FACE, Associação dos Filhos e Amigos de Euclides da Cunha que após a apresentação do relatório de Souza ao Ministro Gedel Vieira Lima, deverá encaminhar ao Ministério o projeto detalhado e indicar uma entidade que possa executá-lo com o acompanhamento da FACE.
Segundo José Luiz, a idéia é absolutamente viável para o Tanque da Nação e para o Açude do Boi Brabo que deverão receber uma grande limpeza, a recomposição da mata ciliar, cerca e redirecionamento para atender a demanda para a qual foram criados. O Tanque da Nação que segundo historiador José Aras teria sido doado ao então Cumbe do Major, atual município de Euclides da Cunha, pelo Imperador D.Pedro II, como prova de gratidão pela quantidade de soldados locais alistados para combater na guerra do Paraguai, poderá também receber em torno dele, uma pista rústica para prática de ciclismo e caminhadas.
Já o Açude do Boi Brabo que parece mais deteriorado, é o que apresenta as melhores condições para se tornar a redenção de uma comunidade pobre que habita a região e cujo maior problema é exatamente a falta de água. Uma conversa com moradores chegou a deixar comovido o enviado do Ministério que perguntou a uma anciã que lhe mostrou a qualidade (ou falta de) da água que carregava em um balde para atender a todas as necessidades da casa: “Senhora, qual o seu maior problema aqui?” “Água meu senhor,água”. “E qual o segundo problema?” Insiste Souza “Água meu senhor”, reafirma a anciã. “E o terceiro?” “Água!” Ratifica ela.
Quanto ao Açude do Pedregulho, José Luiz acha que o pedido de socorro chegou muito tarde. ”A área já está totalmente invadida pela cidade. O mais prático é aterrar o que resta e transformar numa área recreativa para a população.Uma boa praça por exemplo”.Avalia
Após visitar os três açudes, Souza falou para uma platéia na Câmara de Vereadores em evento organizado pelo vereador Claudio Lima. Lá, discorreu sobre a sua experiência em gerenciar recursos hídricos e sobre a realidade que encontrou nos lugares que visitou no município de Euclides da Cunha.
O presidente da FACE Ismael Abreu e seu diretor João de Tidinha estão entusiasmados com a idéia de ver se concretizando ações que cumprem o destino da instituição.
Autor: Celso Mathias(revistavidabrasil.com.br)
Leave a Reply