Política não é coisa do diabo, não é coisa maldita, de gente corrupta e sem caráter. Política não é coisa para mau caráter e nem de gente sem ética. Como diz o poeta Bertholt quem pensa desse jeito acaba elegendo bandidos.
Na cabeça das pessoas, política é tudo isso, porém política vem do termo Polis (cidade), politikos no grego, relativo aos cidadãos e com “P” maiúsculo. Política é uma ciência que visa o bem comum de todos em uma sociedade.
Portanto, são as próprias pessoas que deturpam o termo Política por falta de informação. É comum a gente ver pessoas na sociedade que confundem Política, politicagem, político e politiqueiro.
Política é a ciência do bem comum, vêm no sentido de organizar para alcançar um objetivo, apontar um caminho, uma direção, oportunidades. Tem política trabalhista, política educacional, política religiosa, política do lar, enfim, toda organização e todo ato individual ou coletivo é político.
Não adianta dizer “não vou participar daquela greve porque é uma greve política”, claro, queria que fosse o que? Toda greve, independente se em vésperas de eleição ou não, é política mesmo.
Esse seu “não vou participar” também é uma decisão política. A omissão covarde, a atitude de ir ou ficar são atos políticos.
Se vai, está junto com os seus iguais e contra os patrões, governo ou sistema, mas se fica claramente já mostrou a todos de que lado realmente está! Todas as conquistas históricas foram políticas, seu décimo terceiro salário, seu FGTS, seu direito à férias, aposentadoria, descanso remunerado, licença materna e paterna.
Houve um momento na história que os trabalhadores não podiam parar nem para enterrar os seus mortos, hoje se tem direito ao luto, basta apresentar um atestado de óbito do parente que o empresário é obrigado a aceitar sem que o operário perca aqueles dias.
A CLT foi uma conquista política dos trabalhadores, os sindicatos, bom ou ruim, pior sem eles. Já imaginou se não tivéssemos nenhuma lei trabalhista, nenhum sindicato, nenhum líder ou organização? Já pensou em como anda a política na tua casa, empresa, negócio ou trabalho? Como anda a política da tua igreja? Como anda a política da tua vida? Você se mobiliza, luta e faz das tripas ao coração quando sente que quer conquistar uma garota, adota mil e uma estratégia, manda flores, faz poesias, oferece uma música, leva um bombom, o mesmo acontece no dia dia, em busca de uma conquista pessoal você estuda, trabalha, se rala e sonha, e mesmo que seja dolorida e árdua a sua busca, você traça metas, faz planos, elabora estratégias e descobre novas oportunidades para crescer.
Mesmo que seja um “remendo” para tapar o buraco que abriu em sua roupa, foi uma conquista sua, o problema agora é não se conformar com o “remendo” simplesmente, mas sonhar e lutar que é possível conquistar uma nova calça, uma nova roupa e um novo tecido. O que você fez quando conquistou um “remendo”? Política. Isso mesmo, você fez política, e mesmo que um desses famosos mestre do desânimo lhe diga “Isso é só um pequeno remendo”, você será capaz de dar uma resposta: “Ótimo, eis o remendo!”
A reflexão acima chama a nossa atenção para uma coisa: não devemos nos conformar nunca com as coisas, devemos almejar sempre uma nova conquista.
Texto extraído do site recantodasletras.uol.com.br
Leave a Reply