ONS: oferta de energia precisa crescer 7% para evitar apagão

, , Leave a comment

Sem uma forte economia ou uma fonte adicional de energia, o Brasil enfrentará grande risco de apagão. A avaliação é decorrente de uma nova nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que descreve cenário de “degradação” no nível dos reservatórios do país.

O ONS afirma ser necessário elevar a oferta de energia em 5,5 GW med a partir de setembro — o que equivale a um aumento de 7% do que é consumido. O adicional necessário é maior do que a hidrelétrica de Itaipu, a maior do país, tem gerado diariamente.

O que está acontecendo: o governo federal determinou a redução do consumo de energia elétrica em órgãos públicos e anunciou que vai lançar um programa voluntário de bônus para consumidores que economizarem.

O que foi dito: o ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou o impacto da crise hídrica sobre a retomada da atividade econômica. “Qual é o problema agora, que a energia vai ficar mais cara porque choveu menos?”, disse.

O que mais importa
Reforma eleitoral: relatora prevê quarentena de cinco anos para magistrados, militares, policiais e membros do MP disputarem eleições; regra pode afetar Moro e Pazuello.
Vaga sem concurso: Bolsonaro pediu ao Exército que sua filha seja matriculada em colégio militar sem passar por processo seletivo.
5G: o TCU aprovou o edital para o leilão da tecnologia, que o governo pretende realizar em outubro.
Copa do Brasil: com um a menos em campo, o Flamengo goleou o Grêmio; São Paulo e Fortaleza empataram, e o Athletico venceu o Santos. Hoje, Fluminense e Atlético-MG se enfrentam às 21h30.

Fonte: O GLOBO

 

Leave a Reply