Por: João de Tidinha
O sucesso da campanha de Barack Obama na internet em 2008 nos EUA criou uma comoção entre políticos para ampliar sua presença nas redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e afins. Em ano de eleição, essa moda está ainda mais popular. Candidatos e partidos montam não apenas seus sites institucionais, mas criam outras plataformas para fazer propaganda de si próprios.
A liberação da internet durante a campanha eleitoral vai provocar mudanças na forma dos candidatos pedirem votos nas eleições de 2010, principalmente para os candidatos a deputado estadual ou federal, pois eles têm menos espaço na mídia.
Além disso, o eleitor presta mais atenção nas propostas dos candidatos à presidente e a governador, deixando para decidir o voto para deputado às vésperas da eleição. O que é um erro, pois os deputados estaduais, federais e senadores são os canais da sua região com os governos estadual e federal. Eles fazem a ponte entre o governador do seu estado e o Congresso. Por isso é importante você ter acesso fácil a eles e conhecer quais são as suas propostas para a sua região.
Observo que em Euclides da Cunha, os políticos que se colocam como representantes da região, não estão na rede. Seria interessante para o eleitor euclidense, principalmente os mais jovens e que usam essa ferramenta, tivessem a oportunidade de acompanhar as ações desenvolvidas pelos seus representantes atuais e futuros candidatos a favor da cidadania brasileira, e em prol do município.
Um site de caráter permanente. Esse negócio de ter site somente durante as campanhas eleitorais enfraquece a fidelização do eleitor com o candidato.
“A informação é o maior meio de transformação do homem” – Abraham Lincoln
Leave a Reply