O bom debate é importante, mas anonimato e a agressão mostram indigência moral e intelectual
Hélio Doyle
A internet possibilita aos leitores manifestar-se imediatamente após a publicação de um texto em um site, em um blog ou nas redes sociais. Isso é muito bom, pois quem publica tem uma resposta imediata. Como se diz em comuniquês, o feedback vem rapidamente. E, além de ver a repercussão do que escreveu, o autor ainda tem a possibilidade de responder aos comentários e dialogar com seus leitores.
Há quem não goste disso ou não tenha se adaptado às novas possibilidades oferecidas pela web e pelas redes sociais. Eu acho bom ter respostas dos leitores, contra ou a favor. Claro que a favor é melhor, mas se nos arriscamos a escrever sobre temas polêmicos (e quase todos o são), temos de saber receber as críticas. O problema é que, como em todas as áreas, há os desqualificados que prejudicam o debate: escondem seus nomes e partem para agressões. Geralmente não sabem ou não têm como argumentar e por isso recorrem à violência verbal, protegidos pelo anonimato.
Ao escrever e publicar, o autor está manifestando sua posição pessoal, sua opinião sobre o assunto. Não vai agradar a todos, é óbvio. A internet facilita o questionamento por parte dos que dele discordam, e isso é bom. Todo debate pode ser positivo. Mas espera-se que as opiniões contrárias sejam expostas com respeito e em bom nível. Mesmo que o tom polêmico provoque algumas exacerbações de linguagem, que têm de ser absorvidas com naturalidade.
Fonte: Bahia247
Leave a Reply