Na sessão solene comemorativa à chegada do novo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o Desembargador Lourival Almeida Trindade mandou um recado direto às novas gerações, às mulheres e ao povo em geral, a quem conclamou a participar das eleições. Aos corruptos, não poupou críticas pelo esvaziamento da ética na política brasileira.
A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal e marcou simbolicamente a posse de Lourival Trindade, escolhido em 13 de março, entre os pares, para presidir a Corte Eleitoral até igual data de 2016.
O magistrado falou para um salão repleto de políticos, autoridades, familiares, amigos e servidores da instituição, categoria que ele voltou a destacar pelo comprometimento no sentido de garantir a condução das eleições. Trazendo uma série de referências de campos como a Ciência Política, a literatura e mesmo a Música Popular Brasileira, o novo presidente do TRE-BA criticou a juventude brasileira pela falta de participação na política, o que vem sendo refletido no alto número de abstenções das últimas eleições.
O juiz condenou a hipervalorização, pela juventude, do consumismo, do culto ao corpo e do prazer em detrimento do reconhecimento da democracia como regime válido. “Precisamos crer que a participação política mediante o voto tem a força do pingo d’água, que desgasta a pedra da injustiça”, discursou. O magistrado lembrou ainda da necessidade de se repensar a postura do judiciário e do próprio juiz, destacando a importância da Justiça Eleitoral. “Esta é a Casa da cidadania do povo baiano, que irá exercê-la, este ano, no pleito que se avizinha”.
Fonte: TRE/BA
Leave a Reply