Com todos os vereadores presentes na Câmara de Vereadores foram dados início pela presidente Romilda Costa, a sessão de segunda-feira, 27, com a leitura das matérias do expediente que continham alguns projetos enviados pelo Poder Executivo, além do Programa de Metas e indicações da vereadora Romilda Costa, Zefinha Bastos e do vereador Cláudio Lima.
Os vereadores já haviam cobrado do Executivo que enviasse o mais rápido possível o seu Programa de Metas, 2009/2012, pois o prazo para essa entrega, que é de 90 dias, já havia expirado, descumprindo assim o artigo 60-A, da Lei Orgânica do Município.
O Plano de Metas divulga um plano de governo detalhado para cada uma das áreas da Administração Pública Municipal. A população poderá tomar conhecimento das metas de gestão e dos indicadores das diversas áreas da administração municipal (saúde, educação, agricultura, assistência social, habitação, meio ambiente, cultura, esporte, segurança, transparência, participação, entre outros) para a cidade como um todo.
Conforme a lei, o plano de metas deverá ser compatível com o programa eleitoral, promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social com redução das desigualdades. Além de ser um eficiente instrumento de gestão democrática e transparente, o Programa de Metas facilita o conhecimento sobre as várias áreas administrativas e sobre a cidade, demonstrando quais áreas e ações merecem maior atenção e prioridades de investimentos para que, pelo menos, obtenham índices positivos de qualidade de vida. Com a prestação de contas prevista a cada 6 meses, o executivo, o legislativo e a sociedade poderão ter uma avaliação mais precisa da gestão pública.
O vereador Cláudio Lima comenta sobre a chegada do Programa de Metas na Câmara. “Estou muito satisfeito por já ter chegado nesta Casa o Programa de Metas do Poder Executivo, apesar do atraso de 17 dias. Que bom que o Executivo mandou”, diz o vereador.
Ainda em seu pronunciamento, o vereador faz uma crítica ao atendimento recebido por pacientes com suspeita de dengue no Hospital Municipal. “Ao levar dois parentes com suspeita de dengue ao Hospital Municipal, os mesmos foram medicados, porém não foi solicitado o exame de sorologia para identificar a doença. O nosso município está silencioso no que diz respeito aos casos de dengue, não há nenhuma notificação”, afirma.
O vereador Hilton de Abreu diz que é muito importante a preocupação do vereador com a dengue, mas não concorda com a forma com que as informações são passadas para o público. “É louvável a sua preocupação com os casos de dengue no município, mas acho que os termos técnicos usados por Vossa Excelência dificultam o entendimento das pessoas”, ressalta.
“Outra coisa importante que quero dizer é que iremos discutir logo a criação do novo Conselho de Saúde, por que sei que as coisas não podem melhorar de um dia para outro. Vemos também a preocupação com a limpeza pública dos povoados, a exemplo de Pinhões, que hoje é exemplo de higiene. Creio que daqui a 6 meses, Euclides da Cunha vai estar de vento em popa. Sei que o deputado José Nunes, juntamente com a prefeita Fátima, fará uma das melhores administrações de todos os tempos”, finaliza.
O vereador Alírio Pereira fala de trânsito e da passeata realizada pela Pastoral da Juventude. “Quero parabenizar o professor Bolinha pela caminhada da Pastoral da Juventude com o “Grito da Juventude pela Paz”. Outra coisa importante é com relação ao aumento do fluxo de veículos na BR 116 e o tráfego de máquinas agrícolas na respectiva BR. Sabemos que esses veículos não podem rodar em BR por não terem as devidas sinalizações, o que pode provocar sérios acidentes. Seria importante a criação de uma estrada alternativa para essas máquinas trafegarem” , completa.
Finalizando o seu discurso, o vereador Alírio Pereira diz que “os contratos para professores serão encerrados e todos os concursados serão convocados” .
Em seu pronunciamento o vereador Luciano Pinheiro fala da satisfação em receber a Medalha dos Inconfidentes. “Gostaria de deixar registrada a minha satisfação de receber a medalha de mérito eleitoral, pois esta é uma medalha conquistada junto com todos que me elegeram. Louvo também a manifestação pela paz, coisa que muito precisamos, pois neste final de semana outra pessoa morreu vítima da violência no município” .
Além disso, o vereador faz algumas reivindicações e reclamações ao Poder Executivo. “Quero pedir para que a coleta de lixo no bairro Pau Miúdo seja realizada. O Hospital está em situação precária, pois pude comprovar que lá não tinha gesso para os pacientes que esperavam na maca, os mesmos iriam ser transferidos para Ribeira do Pombal, então para que dinheiro em caixa, se no Hospital falta tudo? E a licitação do transporte escolar de Euclides da Cunha, cadê?”, indaga o vereador.
O vereador Diassis aborda o tema do concurso e diz que está feliz com as informações trazidas pelo vereador Alírio. “Fiquei muito contente quando o vereador nos informou que todos os concursados serão chamados. É muito importante que isso aconteça. Esse é o caminho” , afirma
O vereador José Milton discorda de algumas coisas ditas pelo vereador Hilton de Abreu em seu pronunciamento. “Gostaria de discordar do colega quando diz que o vereador Cláudio Lima usa muitos termos técnicos em seu discurso. Na verdade a intenção do vereador é trazer as informações corretas para a população euclidense”.
Continua e diz que um funcionário seu está com suspeita de dengue, só que não foi notificado. “Essa questão de está havendo um pequeno surto de dengue é gravíssimo e os casos precisam ser notificados. Se já passaram os 100 dias e tem dinheiro em caixa, por que não prioriza o trabalho na saúde?” , conclui.
O vereador Ireno Barreto defende a questão da convocação dos concursados. “Gostaria de comentar sobre os contratos dos professores e queria dizer que a Prefeita e a Secretária de Educação não estão trabalhando na ilegalidade. Obedecendo o edital, foram convocados mais 13 pessoas imediatamente para o cargo de professor, por conta de só terem comparecido 47 pessoas na chamada inicial, e assim acontecerá com as outras funções”, explica.
Trás também informações sobre as licitações que aconteceram para a reforma do Ginásio de Esportes e do Estádio Municipal. “Quero informar a todos que já foi realizada a licitação para a reforma do Ginásio de Esportes e a empresa vencedora foi a Crisbal Construtora Ltda. O valor da obra é de R$ 101.401,83. E a empresa vencedora para a reforma do Estádio Municipal foi a Matos Mendes Construção Ltda. Valor da obra R$105.205,77. Não tenho dúvidas que a Prefeita fará um bom trabalho, não há por que desacreditar em uma administração que só tem quatro meses” , finaliza.
Por conta do horário avançado a vereadora Zefinha Bastos e o vereador Julles Breno não usaram a tribuna. A sessão foi acompanhada por cerca de 50 pessoas.
Autores: Maria Karina e Jarbas Nogueira
*Maiores informações: www.camaraeuclidesdacunha.com.br
Leave a Reply