Programa Nova Geladeira da Coelba muda a rotina de Araci.

, , Leave a comment

Postado em 09/04/2010

Por: Gidalti Moura / portalfolha.com

Nunca um evento programado para acontecer no Centro Paroquial de Araci movimentou as ruas adjacentes ao endereço do centro e agitou a cidade e o campo como aconteceu nesta quinta-feira 09 de abril.

Com o anúncio de que chegaram as geladeiras novas para entrega aos cadastrados no programa, a cidade já entrou em rebuliço. A corrida para o Centro Paroquial começou na madrugada do dia, mas se intensificou quando a notícia de que todas as geladeiras velhas deveriam ser levadas na hora de receber a nova. Quem estava no local da troca sem a geladeira velha voltou para casa correndo e deu um jeito de trazer a velha geladeira. As ruas próximas ao Centro Cultural ficaram atravancadas de caminhonetes, caminhões, carroças, carros de mão, cada um querendo chegar com mais pressa para encarar uma fila enorme dentro do Centro.

Segundo a coordenação do programa em Araci, nesta primeira entrega foram entregues em torno de 540 geladeiras somente aos que se inscreveram através da Assistência Social da Prefeitura Municipal e que nos próximos trinta dias a Coelba estará entregando outra remessa de geladeira para os que se inscreveram através da Coelba serviço na cidade. O salão do Centro paroquial ficou cheio com as cargas dos caminhões que deixavam as geladeiras novas e iam sendo carregados simultaneamente com a velhas  geladeiras para serem entregue ao sistema de reciclagem obedecendo ao projeto do programa.

LÂMPADAS – Os beneficiários ao levarem sua geladeira nova para casa receberam da Coelba um quite de três lâmpadas fluorescentes próprias para economizar energia nas residências.

SUCATAS – Com a exigência de entrega da geladeira velha, muitos cadastrados não tinham mais sua velha geladeira em casa. Ou estava em alguma oficina de conserto e reforma ou estavam jogadas em outro lugar qualquer como sucata. Mas com a exigência tiveram que de um jeito ou de outro encontrar sua sucata velha o que certamente acabou beneficiando os sucateiros e oficinas de concertos.  Isso acabou movimentando uma venda de sucatas de geladeiras limpando a cidade e os cantos das ruas. Muitas foram compradas às pressas, para poderem ser apresentadas como sua geladeira na troca da nova.

Fonte: Portalfolha.com

 

Leave a Reply