Na última quarta-feira (dia 27) a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Audiência Pública com o tema: “Segurança Pública e Violência Social”. Nela, o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Cerqueira, apresentou diversas sugestões para melhorar a segurança pública no município.
O Promotor usou da palavra para sugerir ao executivo várias ações relacionadas ao tema. Ele iniciou dizendo: “Gostaria de começar a me ater em algumas sugestões. A primeira sugestão encampando o que já foi dito, diz respeito à criação da Guarda Municipal e trago aqui uma sugestão: tenho conhecimento que na estrutura da administração pública municipal nós temos como cargos criados inclusive parte deles criados no último concurso público, cargos de vigilante. Até que se consiga superar essa questão do limite ao que se referiu a Prefeita, nós podemos nos utilizar dos que já fazem parte do quadro efetivo e dos concursados aprovados no concurso na condição de vigilante para o exercício dessa função. Pelo menos nos prédios públicos, visto que, não há nenhum impedimento legal para isso”
Ele continuou falando o seguinte:.“Outra sugestão seria municipalizar e regulamentar o trânsito da cidade, regulamentar a profissão dos moto-taxistas, iluminação pública nos bairros periféricos, nos povoados e nas fazendas. Não se pode pensar em segurança pública sem iluminação pública. Outra sugestão seria aumentar a jornada educacional. Além da instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal; estruturação do Conselho Tutelar, que tem um papel importante nas relações atinentes a infância e a juventude; conclusão da sede da ACACEC, pois teremos condições de trabalhar com jovens infratores e a ACACEC será esse grande parceiro do Judiciário; o aumento do efetivo do número de policiais; reabertura do Juizado Especial Criminal.”
Ao concluir, o Promotor disse: “ e que saia daqui hoje uma indicação ou um ofício para o Procurador Geral de Justiça para que o mesmo dê provimento a dois cargos vagos de Promotor de Justiça na Comarca, já que eu não tenho titularidade na 3ª Promotoria de Justiça de Euclides da Cunha, sou titular na 2ª Promotoria de Justiça e não posso dar conta das três promotorias existentes na Comarca”.
Além do Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Cerqueira, os demais integrantes da Mesa Diretora também trataram do tema “Segurança Pública e Violencia Social”. A Mesa Diretora da Audiência Pública estava composta pelos vereadores Julles Breno, Alírio Pereira, Luciano Pinheiro, Diassis Melo, Josefa Bastos e Cláudio Lima, como também, pelo Coordenador da 25ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia), Antônio Fábio; o Delegado de Polícia, Barcos Aira; o Coronel da PM, Célio Rodrigues de Almeida; o Juiz da Vara Crime, Dr. Vitor Manoel Bizerra e a prefeita Fátima Nunes.
Fonte: Sertaoacontece.com.br
Leave a Reply