PTB apóia Geddel e recusa oferta do governo

, , Leave a comment

Uma nota oficial da direção estadual do PTB, publicada no site da legenda, na tarde desta terça-feira, declara o apoio do partido à candidatura do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao governo baiano. A nota elimina uma das dúvidas ainda existentes em relação às alianças que estão sendo firmadas neste momento de tanta ebulição política na Bahia e ajuda a definir um pouco mais o quadro.

Ao contrário do que aconteceu com o PMDB, quando os secretários estaduais entregaram os cargos, o ex-deputado Edmon Lucas, que ocupa a pasta da Integração Regional, optou por ser fiel ao governador Jaques Wagner e entregou uma carta desfiliando-se do PTB. O que apenas confirmou o que já se sabia: ele nunca foi indicado pelo partido, mas pertencia à cota pessoal de Wagner, como o próprio governador já teve a oportunidade de dizer.

A sucinta nota do PTB é, na íntegra, a seguinte: ” O PTB da Bahia através da sua Executiva Estadual, definiu trabalhar em aliança com o PMDB para as eleições majoritárias e proporcionais de 2010, cujo candidato do Partido a Governador é o Ministro Geddel Vieira Lima. Já fizemos uma aliança nas Eleições 2008 na candidatura do Prefeito João Henrique em Salvador com o PMDB, inclusive elegendo o Vice-prefeito Edvaldo Brito. Diante dessa decisão, convocamos todas as lideranças, filiados e militantes, para somar esforços nesse projeto político importantíssimo para o futuro da Bahia“. Assinam a nota o presidente regional Jonival Lucas e o vice Benito Gama.

Procurados, os dirigentes petebistas preferiram não se estender em comentários, mas sabe-se que a decisão do partido, de recusar a oferta que lhe teria sido feita pelos negociadores do governo estadual, levou em conta a forma como o PTB foi tratado durante estes dois anos e meio da atual administração, de forma distante e sem nenhuma participação nas decisões.

Além disso, os petebistas sempre se queixaram muito do comportamento do PT nas eleições municipais de 2008, considerando que foram prejudicados em muitos municípios sem que o governo lhes desse qualquer ajuda.

O apoio a Geddel, agora, além de consolidar a aliança feita para a Prefeitura de Salvador, seria uma espécie de troco ao governo estadual.

Autor: Paixão Barbosa- Transcrito do Jornal ATARDE

 

Leave a Reply