Palestra do jurista e professor Celso Castro na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, inaugurou os trabalhos da Comissão Extraordinária para para Discussão/Análise da Reforma Política.
Atendendo convite do presidente da Comissão deputado Reinaldo Braga, Celso Castro fez explanação para deputados e servidores, sobre os principais pontos da reforma política em discussão no Congresso Nacional.
Reconhecendo a real necessidade de uma profunda mudança nas regras que norteiam o jogo político/eleitoral, o professor Celso Castro acredita, porém, que as necessárias transformações só serão concretizadas através da educação do povo brasileiro – o mais legítimo magistrado, para julgar, através do voto, a atuação dos políticos e dos partidos.
Favorável à tese da unificação das eleições, o professor disse que a administração pública do pais inteiro é paralisado nos períodos eleitorais, quando são proibidas a movimentação de servidores, a execução de obras, etc. para não facilitar o favorecimento eleitoral. Castro disse também que seria favorável ao financiamento público das campanhas, desde que se pudesse assegurar que não haveria, ao mesmo tempo, o financiamento privado.
Por sugestão da vice-presidente da Comissão, deputada Luiza Maia, a palestra do professor Celso Castro será transcrita e distribuída para apoiar o trabalho dos parlamentares interessados em participar das discussões da reforma.
Fonte: Agência Oposição
Leave a Reply