Idéia é criar fundo eleitoral para 2018
O presidente em exercício da República, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), se reuniram nesta terça-feira e acertaram que o Congresso aprovará até setembro a reforma política e a criação de um fundo eleitoral. Na saída do encontro, Rodrigo Maia disse que haverá um texto de transição para definir as regras das eleições de 2018 e um texto definitivo para 2022 e os anos seguintes. Os parlamentares querem correr com a votação por causa do fundo eleitoral a ser criado, em torno de R$ 3 bilhões, que será a forma de financiar as campanhas depois da proibição das doações empresariais.
Pela manhã, Rodrigo Maia se reuniu com líderes de partidos aliados e da oposição para tratar do assunto. Ele está como presidente em exercício devido à viagem do presidente Michel Temer à Rússia. Mas nesta terça-feira acabou unindo as funções de presidente da República e da Câmara.
— Fui falar sobre reforma política com o presidente Eunício. A gente vai trabalhar em conjunto sobre reforma política. Fiz um café da manhã hoje junto com o presidente da Câmara (em execício), Fábio Ramalho (PMDB-MG), com alguns líderes, fazendo um apelo para que a gente retome esse assunto o mais breve possível e que , antes do recesso, a gente tenha um texto encaminhado. Mesmo tendo divergências, que a gente possa aprovar uma reforma política para 2018 e para 2022, e que seja uma transição em 2018, já que a crise é muito profunda, e em 2022 haja um modelo que possa ter mais apelo do que essa transição de 2018 — disse Rodrigo Maia.
Ele disse que é preciso aprovar até setembro, um ano antes, para que possa valer nas eleições de 2018.
O GLOBO
Leave a Reply