Rui Falcão diz que sua opinião sobre Levy é a do PT

, , Leave a comment

Presidente do partido mantém críticas à política econômica de Dilma

SÃO PAULO – O presidente do PT, Rui Falcão, manteve nesta segunda-feira as críticas à política econômica do governo federal mesmo depois de a presidente Dilma Rousseff reafirmar a permanência do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no cargo.

Falcão participou de uma reunião no Instituto Lula com outro ministro da área econômica, Nelson Barbosa, do Planejamento. Também estavam presentes dirigentes petistas, dirigentes sindicais e do Movimento Sem Teto. No último domingo, Falcão disse, em entrevista à “Folha de S.Paulo”, numa pergunta em relação à liberação de crédito que, se Levy não quisesse “seguir a orientação da presidente deve ser substituído”. Na Suécia, a presidente Dilma disse, no domingo, que o ministro da Fazenda não vai deixar o governo.

— A opinião dela é a opinião do governo, e a minha opinião é a opinião do PT. É natural e legítimo eu externar minhas opiniões — disse o dirigente petista, acrescentando que a divergência não enfraquece a relação do partido com o governo federal.

Para o presidente do PT, o prazo do ajuste precisa ser revisto.

— Não sei qual o prazo que eles (governo) previram para durar, mas acho precisava mudar — disse, na saída da reunião com Barbosa.

Falcão também afirmou que, para o governo, a volta da CPMF é “o plano A, B e C” para cobrir o déficit no orçamento de 2016.

De acordo com um participante da reunião, Barbosa destacou que o ajuste é um assunto que precisa ser superado dentro do governo com adoção de uma nova agenda. Também disse que o Brasil teve 12 anos de inclusão e que a população quer mais. Os sindicalistas e os movimentos sociais presentes atacaram o “modelo neoliberal” adotado pelo governo.

Segundo João Paulo Rodrigues, da coordenação do MST, o ministro se preocupou em explicar as medidas do governo e o futuro dos programas sociais.

— Ele foi perguntado e disse que vai ter readequação para manter (os programas). Não vai ter nenhum corte — afirmou o líder sem terra. (Informações de O GLOBO)

 

Leave a Reply