Saúde em Movimento atende cidades da região de Euclides da Cunha

, , Leave a comment

Um pedido meu e do companheiro Dr. João Carlos que através do Gabinete do nosso Deputado Estadual Zé Neto, protocolado no ano passado, o Programa Saúde em Movimento chegou aqui em nossa cidade. Dr. João Carlos esteve pessoalmente com o Secretário de Saúde Jorge Solla que na época afirmou: “no começo de 2012 estaremos em Euclides da Cunha,” Promessa feita, promessa cumprida.

 

Nesta segunda-feira, dia 9, tivemos a honra de receber em nossa cidade a visita da coordenadora do programa, Claudia Almeida, os secretários da saúde, Jorge Solla, e de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, que tomaram conosco um belo café da manhã no Restaurante do Posto Ralene regado de um bom papo político, assunto principal: Conjuntura Política 2012. Estiveram conosco os companheiros Pedro Lídio, vice-presidente do PT, Amilton Carmezin, nosso tesoureiro, Dr. Ranulfo, Wilson Vitor, Rubenilson Campos, Renilson Campos, Paulino do Afonso, Nivaldo Costa, Tita, Carlito da Ruilandia, Pereira do Mel, João do PCdoB, dentre outros companheiros.

 

Em seguida, em companhia dos Secretários de Governo, nos dirigimos a antiga maternidade Ângela Costa, onde fomos conferir os trabalhos. Vinte municípios atendidos na microrregião, 7 mil consultas e 2.160 cirurgias de catarata. Os números se referem ao Programa Saúde em Movimento Oftalmologia, que entre os dias 5 e 13 de janeiro está aqui em nosso município de Euclides da Cunha. Desde sábado passado (7), quando começaram os procedimentos cirúrgicos, cerca de 700 pessoas voltaram a enxergar. 

Os serviços ambulatoriais estão sendo realizados no Centro Educacional José Aras, no centro da cidade, o qual foi adequado para triagem/consultas, ficando o Centro Médico Diagnóstico como referência para realizar as cirurgias que são destinadas a pessoas acima de 60 anos ou portadores de catarata congênita ou traumática. 

Para dona Antônia Balbina, 78, moradora do povoado Santo Antônio, em Euclides da Cunha, valeu a pena ter acordado cedo e, em poucos minutos, ter retomado a visão do olho direito. “Era muito difícil pra gente que não tinha condições. Depois que tive um derrame fiquei ainda pior. Tinha dia que o olho embaçava e não via nada. Agora estou enxergando tudo”, festejou. 

A mesma sensação, de vida nova, é sentida pela empregada doméstica Maria Olga Macedo, 61 anos. “Minha cirurgia foi ótima, graças a Deus. Tinha dificuldade para enxergar. Fiz de um olho e agora tive que fazer do outro. Fui muito bem atendida. Uma oportunidade genial para todos daqui”, relatou. 

Após realizar todos os exames que confirmam a catarata e testes como o de glicemia, o paciente marca a cirurgia que pode ser realizada no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte. 

Aos 76 anos, o motorista de ônibus Antônio Celestino de Jesus chegou cedo, passou pela bateria de exames e menos de duas horas já estava na fila do centro cirúrgico. “Foi rápido pra fazer a cirurgia. Cheguei de manhã e estou fazendo hoje mesmo. Isso é bom porque não tenho que ficar voltando aqui”, disse. 

Enfim, essa é mais uma conquista nossa, mais uma realização para nossa população que se encontra na área de saúde abandonada pelos poderes municipais. Saúde para todos é o que desejamos e lutamos. 

Fonte: http://pequinhoabreu.blogspot.com/2012/01/saude-em-movimento-atende-cidades-da.html

 

Leave a Reply