Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômica (Ibespe), encomendada pelo site Bahia Notícias, mostra que o ex-governador Paulo Souto (DEM) seria eleito em primeiro turno se a eleição fosse realizada agora. A novidade da pesquisa é a ida de Rui Costa (PT) para o segundo lugar com 14% da preferência, seguido de Lídice da Mata (PSB) com 9%, embora o instituto aponte que a margem de erro de 2,6% para mais ou para menos, pode indicar um empate técnico entre os dois.
O candidato do PRTB, Da Luz ficou com 2%. Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) ficaram com 1%. O número dos que não sabem ou não responderam foi de 13% assim como os que dizem que vão votar em branco ou nulo. Os números são relativos ao método em que um cartão com o nome dos candidatos é mostrado aos eleitores.
Na pesquisa espontânea em que os entrevistados respondem em quem votariam sem receber indicação, Souto tem 20% das intenções de voto, seguido por Rui (7%) e Lídice com 3%. O governador Jaques Wagner (PT), que não é candidato, somou 2%. Os que não souberam ou não responderam na espontânea somaram 55%. Os que votariam em branco ou nulo ficaram em 11%.
Geddel lidera disputa para o Senado
Na corrida para o Senado Federal, segundo o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ibespe), Geddel Vieira Lima, do PMDB, possui 36% das intenções de voto. Em seguida vem Otto Alencar (PSD) com 19%. Eliana Calmon (PSB) obteve 6%. Adson Gomes (PEN) tem 3% e Hamilton Assis, do PSOL, 2%. O levantamento foi encomendado pelo site Bahia Notícias.
Os dados são da pesquisa estimulada, quando um cartão com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados. Não sabem ou não responderam em quem votar para o Senado somaram 19%. A intenção de votar em branco ou nulo foi a resposta de 17%.
Geddel também lidera a espontânea (quando os entrevistados indicam os nomes) com 8% das intenções de voto, seguido de Otto com 4%. Eliana e Adson Gomes tem o mesmo patamar: 1%.
Leave a Reply