Transparência na Câmara de Vereadores e na Prefeitura

, , 7 comentários

iPor: Ismael Abreu

O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública. A ampliação da divulgação das ações dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário) à milhões de brasileiros, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania.

Infelizmente não contamos com esse estímulo aqui em Euclides da Cunha. Temos vários exemplos a mencionar a esse respeito. Podemos iniciar pela publicidade enganosa que a Prefeitura do Município promove ao divulgar um endereço eletrônico (site) nos veículos aos seus serviços (www.euclidesdacunha.ba.gov.br), o qual não existe. Supostamente esse site deveria ser um instrumento de comunicação da Prefeitura com a população, no qual deveriam constar as suas ações, dando transparência aos seus atos. Essa é mais uma das promessas de campanha ainda não cumprida pela gestora do Município.

Outro exemplo que podemos mencionar está relacionado com a suspensão da transmissão pela rádio comunitária das sessões da Câmara de Vereadores. Esse fato causou uma grande indignação à população, incluindo o Pároco do Município, Padre Jaime, que assim se manifestou numa entrevista à Revista Vida Brasil:

“Agora mesmo, em um sermão com a presença da prefeita Fátima Nunes, fiz questão de falar sobre a proibição da transmissão das sessões do Legislativo pela rádio comunitária. A impressão que dá, é que eles estão querendo esconder alguma coisa do povo. É preciso haver transparência e o legislativo tem de ser independente.”

E recentemente, para completar, temos observado que o site da Câmara de Vereadores deixou de ser atualizado, não contendo mais as notícias sobre os assuntos tratados nas sessões daquela casa, as quais são do interesse de toda população.

Com o propósito de suprir essas falhas e para que as informações e as notícias da Câmara de Vereadores cheguem à população, pretendemos divulgar regularmente no nosso site, um extrato dos assuntos tratados nas sessões da Câmara (resumo dos temas), sem nenhum custo para aquela casa, bem como pretendemos também promover essa divulgação na rádio AM local e na rádio comunitária.

Essa será mais uma contribuição da FACE – Associação dos Filhos e Amigos do Município de Euclides da Cunha em prol da transparência da gestão pública, do fortalecimento da democracia e do desenvolvimento da cidadania na nossa região.

 

Leave a Reply