Vereadores votam pedido de afastamento da prefeita de Araci

, , Leave a comment

Maria Edneide (PSD) é acusada de várias irregularidades, a exemplo da falta de repasse ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dos valores recolhidos dos funcionários públicos, além de ter publicado no Diário Oficial do Município despesas com obras que não foram realizadas, tais como a pintura dos prédios do Programa Saúde da Família (PSF), no valor de R$ 41 mil.

Bahia 247

A Câmara Municipal de Araci, no nordeste do estado, julga nesta quinta-feira (6) o pedido de afastamento da prefeita Maria Edneide Pinho (PSD), acusada de improbidade administrativa. Entre as irregularidades que a prefeita teria cometido está a falta de repasse ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dos valores recolhidos dos funcionários públicos municipais.

Segundo o vereador José Augusto Moura de Andrade (PDT), em entrevista ao 247, Maria Edneide também publicou no Diário Oficial do Município despesas com obras que não foram realizadas, como a pintura dos prédios do Programa Saúde da Família (PSF), no valor de R$ 41 mil, e a implantação de rede de esgoto, cujo custo ainda está sendo calculado pelo legislativo municipal.

Além disso, garante Moura, a prefeita suspendeu o transporte escolar da zona rural para a sede do município, o que vem obrigando muitos pais transportarem em motocicletas os filhos pequenos para a escola, colocando em risco a segurança dos menores.

Conforme as denúncias, embora esteja deixando a Prefeitura em 1º de janeiro Maria Edneide vem contratando funcionários públicos que figuram abaixo do cadastro de reservas do último concurso público realizado no município.

Já a saúde pública municipal estaria abandonada forçando os pacientes de Araci a buscar atendimento médico no vizinho município de Tucano. Na eleição de outubro passado, a candidata apoiada pela prefeita, Gilmara de Dande (PSD) obteve apenas 6,7% dos votos contra 52,85% do prefeito eleito, Silva Neto (PDT).

O vereador Edvaldo Silva Pinho, marido da prefeita, já fora afastado da presidência da Câmara Municipal por haver atrasado, durante 11 meses, os repasses do INSS recolhidos dos funcionários e dos vereadores do legislativo de Araci.

O pedido de afastamento da prefeita foi feito pelos funcionários municipais Jânio Pedreira de Araújo e José Cosme, inconformados com a falta do repasse dos valores devidos à Previdência Social.

Fonte e foto:bahia247

 

Leave a Reply