Quando o assunto é sustentabilidade, Rafael Abreu (foto), gestor de um novo empreendimento em Vilas do Atlântico, acredita ser um tema que deva constar da agenda de todos os profissionais que zelam pela responsabilidade social, quer sejam arquitetos, engenheiros, administradores, advogados, etc.
No que diz respeito à concepção de um empreendimento sustentável, Rafael defende que, mesmo antes da realização do projeto arquitetônico, devem ser avaliados criteriosamente todos os aspectos que possam provocar impactos no meio ambiente, desde a sua localização e entorno, os materiais empregados e os cuidados com os métodos de construção. Tudo deve visar o conforto para o ser humano e um mundo menos poluído para as gerações futuras.
O empreendimento em Vilas do Atlântico do qual Rafael é o gestor, consiste num conjunto de edificações construído na av. Praia de Itapoã, em uma área de 5.800 m², composto por um shopping, um restaurante e uma academia. Com estacionamento para cerca de 100 veículos e um espaço ao ar livre para relacionamentos, tudo concebido, buscando-se adotar práticas ambientalmente sustentáveis.
Denominado Villaverde Street Mall, o espaço tem previsão de inaugurar ainda esse mês. Suas 30 lojas, de tamanhos variados, serão exploradas por empresas escolhidas estrategicamente, de modo que elas possam oferecer diversidade de produtos e serviços de qualidade e também atuar como parceiras do empreendimento, na busca constante do bom desempenho socioambiental. O pavimento térreo tem como um dos principais focos a gastronomia, com clientes já definidos, como o Buger King, Malai Thai Fusion e a franquia Mr. Black Café Gourmet, além de lojas dedicadas ao comércio, a exemplo da Ótica Evolution. Nesse pavimento serão instaladas também lojas de produtos e serviços em geral, tais como roupas, cosméticos, salão de beleza, farmácia, agência de turismo, casa de vinhos, empório, dentre outras.
O primeiro pavimento será destinado, principalmente, a serviços e clínicas de profissionais ligados à saúde, bem-estar e estética, a exemplo da Miss Malte Esmalteria. O último pavimento já está fechado com o curso de idiomas ACBEU. O restaurante, com 500m² de área construída – ainda sem um operador definido – oferece uma bela varanda e área interna climatizada.
A academia, conceituada como referência em modernidade e conforto, terá um apelo ecológico bastante significativo. Na sua concepção e execução foram observados aspectos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente, como eficiência energética, através do uso de placas de energia solar e lâmpadas LED de menor consumo, reservatório para captação de água da chuva e uso racional da água, sistema de esgotamento sanitário ecológico, utilização de pisos permeáveis, no estacionamento e no passeio, áreas abertas, permitindo ventilação mais natural nos ambientes, paisagismo privilegiando as árvores nativas, além de preferência por materiais ecologicamente corretos. Pretende-se que esta academia adote um modelo de gestão que, gradativamente, também possa ser aplicado pelos demais empreendimentos instalados no Shopping. Para isso, planeja-se um trabalho de sensibilização e educação ambiental contínuo, junto a todos, de forma que se crie um alinhamento, e se consolidem na prática, os princípios de sustentabilidade ambiental que nortearam a criação do Villaverde Street Mall.
Rafael Abreu enfatiza ainda que o empreendimento contribuirá para o desenvolvimento de Vilas do Atlântico e do município de Lauro de Freitas, incrementando a arrecadação tributária para os cofres públicos, bem como geração de empregos, renda e, sobretudo, incentivando maior consciência dos cidadãos sobre sustentabilidade.
Leave a Reply