Notícias da Câmara de Vereadores – transparência

, , Leave a comment

Sessão do dia 14 de dezembro de 2009 (segunda-feira) 

Transcrevemos a seguir o resumo dos assuntos tratados na sessão do último dia 14 de dezembro:

 Câmara de Vereadores aprova o PPA 

A Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha, aprovou na sessão realizada nesta segunda-feira, 14, o Plano Plurianual (PPA), que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. 

No expediente foi realizada a leitura de diversas matérias, as quais estavam acumuladas, por conta da não realização da sessão na semana passada. Projetos, indicações e moções estiveram entre as proposições da pauta do expediente. 

Como não houve vereador inscrito para usar a tribuna a presidente da Casa Romilda Costa, franqueou a palavra por cinco minutos. O primeiro vereador a usar a tribuna foi José Milton, que em seu pronunciamento relatou a questão da iluminação natalina da cidade.  Quero chamar a atenção, pois estive observando o centro da cidade, e de fato está muito bonito, para o seguinte: é que os impérios da idade média, especialmente os Egípcios e os Romanos, quando as coisas estavam ficando ruim para o governo, eles inventavam festas para esconder a catástrofe que estava se abatendo sobre aqueles impérios. Eu quero dar esse toque somente para que não aconteça aqui o que aconteceu em Santa Catarina, onde foi prometido uma árvore de um determinado tamanho e quando a árvore chegou o tamanho era menor, e ainda por cima, veio em um preço absurdo. Se eu falasse aqui que essa iluminação está feia seria muito mau gosto da minha parte. Eu só espero verdadeiramente é que quando essa conta chegar ao invés de ficar bonita fique feia”, disse.  Encerrando o seu pronunciamento o vereador novamente tocou no assunto referente ao trânsito de Euclides da Cunha e cobrou soluções. 

Segundo vereador a usar a tribuna, Cláudio Lima falou das suas visitas pelo interior do município. “É com muita satisfação que venho à tribuna nessa sessão, quando já se aproxima o Natal, para dizer que tenho andado muito pelo interior do município nos últimos 30 dias, e visto de perto as comunidades, os anseios e os seus problemas, onde coincidiu de estar também o vereador Luciano”, disse.  Em outro momento do seu pronunciamento o vereador disse que a Prefeita não aceita indicação de vereador da oposição, ao contrário do que a mesma havia dito anteriormente. “Em uma dessas minhas visitas pude presenciar uma situação que me deixou perplexo que foi o fato da Prefeita pedir para os moradores procurar o Sr. Jurandir. E aí a comunidade perguntou: E ele é vereador? A comunidade está esperta, está inteligente”, afirmou. 

O vereador Diassis Melo, ao usar a tribuna, parabenizou os vereadores Cláudio Lima e Luciano Pinheiro pelo trabalho e pelas visitas realizadas. Continuando o vereador fez um relato sobre a questão da proibição do Ministério Público, da circulação dos ônibus escolares em situação irregular. “Eu acho que os donos de ônibus que estão rodando com seus carros sem o emplacamento regularizado, com motoristas sem habilitação, devem tomar muito cuidado porque se Deus o livre acontece o pior, se um ônibus desse a atropelar uma criança, ou a criança cair de um carro, como já aconteceu. Como é que eles vão responder, se o ônibus não é seguro, se o condutor não é habilitado?”, indagou. 

O vereador concordou ainda com o pronunciamento do vereador José Milton, sobre a questão da iluminação, disse está bonita, porém precisa ter cuidado com a conta quando chegar. 

O vereador Luciano Pinheiro encaminhou ao plenário uma Moção de Pesar pelo falecimento da Srª. Rozilda, do povoado de Cipó, que aconteceu na segunda-feira, 14. Em seguida parabenizou a Presidente por ter proporcionado uma grande festa no povoado de Caimbé. “Estive em Caimbé e pude ver que foi uma festa muito organizada onde a Presidente demonstrou a sua liderança e a sua amizade com aquele povo. Inclusive me deu a honra de estar ao seu lado dançando e também anunciando a minha presença. Dessa forma eu quero parabenizá-la pela maneira como vem conduzindo os trabalhos na comunidade de Caimbé”, disse.      

Ainda em seu pronunciamento o vereador voltou a tocar no assunto referente ao Hospital Municipal. “Não sei por quais motivos nunca mais se tratou desse assunto em nossa cidade, principalmente nesta Casa, sobre o Hospital Municipal. Eu acho que na verdade esses papai noeis que estão colocando nessas avenidas para o povo sorrir, deveriam ser colocados em frente ao hospital, porque de lá o povo só sai chorando. Então deveriam fazer uma decoração bonita para quando aquele povo saísse chorando do mal atendimento prestado por alguns profissionais que ali trabalham, da falta de medicamentos, como o caso que presenciei da menina de cinco anos do povoado de Cipó, onde foi feita uma mobilização em seu antebraço quando na verdade era pra ter sido feita no braço todo”, informou.  

O vereador Ireno Barreto disse concordar e discordar dos pronunciamentos dos demais vereadores. “Nós vereadores desta Casa temos que ter a consciência também de fazer uma oposição com criticas sugestivas para melhorar o nosso município. E nós não podemos fazer uma oposição só por ser oposição. Eu quero dizer ao nobres companheiros, que não somente Euclides da Cunha, pois estive hoje em Serrinha, e lá também está ficando bonita a decoração de natal. Nós temos que reconhecer o espírito de natal que a Prefeita está tentando resgatar pro nosso município, inclusive incentivando os comerciantes a abrirem suas portas no Natal, como se fazia antigamente. O que não podemos misturar é o passado com o presente. Quando o vereador cita que essa iluminação tenta maquiar alguma coisa, eu acho o seguinte: é mil vezes melhor fazer uma iluminação para o povo poder usufruir, curtir os presépios de natal, do que ouvir toneladas e toneladas de bombas, de bombas, de bombas, como existia no passado. E aí eu quero saber para onde ia esse dinheiro?”, comentou. 

Em seguida, o vereador citou uma série de obras e ações que foram realizadas no ano de 2009 pela prefeita Fátima Nunes. 

Último vereador a usar a tribuna, Hilton de Abreu, explicou sobre a questão do gasto anual da administração. “Muitas vezes o vereador vem ao plenário dizer que o município recebeu mais de 40 milhões. O que nós temos que ver é que o município recebeu mais de 40 milhões só que gasta 25% com educação (no mínimo), 15% com saúde, tem a folha de funcionários para pagar, no índice máximo de 54% , paga a iluminação pública, a aquisição de novos carros, paga combustível, paga calçamento, limpeza pública, e outra série de coisas. Não podemos fazer previsões aleatórias, dizendo: “o que foi feito com esses 40 milhões?”. O vereador, não somente o vereador, vai ter a oportunidade de ver onde foi realizado determinados gastos quando as contas estiverem disponíveis na Prefeitura entre o mês de abril e maio de 2010. Não vamos fazer um pré-julgamento. Vamos aguardar” explicou.  

Após o pronunciamento do vereador Hilton de Abreu a sessão foi encaminhada pela Presidente para a ordem do dia onde foi votado, em duas votações, o PPA (Plano Plurianual 2010/2013). Sem mais para o momento a Presidente encerrou a sessão.

 

Leave a Reply